Banco de dados é um programa de computador como qualquer outro. Windows, Excel, Word, MSN são exemplos de programas, assim como os bancos de dados.
O banco de dados é parte integrante dos chamados Sistemas de Informação, onde os dados são coletados, processados, organizados e armazenados. A parte de coleta, tratamento e processamento dos dados é feito por programas específicos como: ERP, CRM, Web service, sites, etc. Porém, o armazenamento e organização desses dados são feitos em um banco de dados, podendo ser ele Oracle, SQL Server, MySQL ou outro.
Banco de dados Oracle
O Oracle é o principal banco de dados atualmente, sendo responsável pelo armazenamento de boa parte das informações das principais organizações ao redor do mundo. Sua participação no mercado de banco de dados é bastante acentuada, principalmente em grandes empresas e em conjunto com sistemas de médio e grande porte. O Oracle é muito robusto e exige bastante hardware para um boa performance. Um ponto muito alto do banco de dados Oracle é a segurança, principalmente quando bem administrado
Banco de dados SQL Server
O banco de dados SQL Server é basicamente o principal concorrente do Oracle e já esteve em situações piores da atual realidade. Tem como grande vantagem o fato de ser da Microsoft e se integrar nativamente com seus produtos e tecnologias, esse talvez seja o fator que o popularizou.
Banco de dados MySQL
O MySQL é talvez o banco que mais evoluiu nos últimos tempos, passando de um banco frágil e pouco seguro a um banco no mínimo respeitável. O MySQL conseguiu provar que é um banco seguro e bastante indicado para aplicações web.O banco de dados MySQL conta com uma importante vantagem competitiva que o fato de ser um software livre. Dentre os bancos de dados open source como o postgree, firebird e outros o Mysql tem se destacado, principalmente para uso na web.
Banco de dados MS Access
O Access é um banco de dados da Microsoft para uso em desktops e não em servidores. Essa é a principal diferença dele em relação os demais bancos SGBD como o Oracle, SQL Server e MySQL, por exemplo. Contudo, ele tem sido muito usado em pequenas e médias empresas para armazenamento de dados em pequenas quantidades.
Adriana Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário