A origem desta expressão é japonesa. Após a Segunda guerra mundial, as empresas japonesas, ao assumirem o compromisso de reconstruírem o seu país, criaram este método, buscando otimizar os poucos recursos que dispunham. O método foi chamado de 5 S porque, em japonês, as palavras que designam cada fase do programa iniciam pela letra “S”:
SEIRI
Senso de Utilização
SEITON
Senso de Arrumação
SEISO
Senso de Limpeza
SEIKETSU
Senso de Saúde e Higiene
SHITSUKE
Senso de Autodisciplina
Esse método, que ajudou a revolucionar as empresas japonesas, quando aplicado com persistência e convencimento apresenta resultados surpreendentes: mudam a propriedade rural da água para o vinho. Porque na verdade o que vai mudar é a mentalidade e o comportamento das pessoas envolvidas. É uma nova postura. Eis aí um grande desafio: Criar condições de motivação, colaboração e cooperação dentro da empresa rural para as mudanças necessárias e inadiáveis.
MOTIVOS PARA IMPLANTAR OS 5S´s:
Melhora o ambiente de trabalho e onde se vive.
Desenvolvimento e criação de novos e bons hábitos.
Harmonia na propriedade e nas famílias residentes.
Cria-se um clima de equipe.
Melhor conservação dos bens.
Facilidade de encontrar as coisas.
Gera resultados e ganhos.
Orienta e Capacita para a Qualidade Total.
Desenvolvimento e criação de novos e bons hábitos.
Harmonia na propriedade e nas famílias residentes.
Cria-se um clima de equipe.
Melhor conservação dos bens.
Facilidade de encontrar as coisas.
Gera resultados e ganhos.
Orienta e Capacita para a Qualidade Total.
SENSO DE UTILIZAÇÃO - SEIRI
É saber utilizar sem desperdiçar. Uma maneira prática de desenvolver este Senso é separar as coisas necessárias das desnecessárias, dando um destino adequado àquilo que não necessita ser guardado em um determinado local ou em uma determinada
quantidade.
quantidade.
SENSO DE ARRUMAÇÃO - ORGANIZAÇÃO - SEITON
É saber arrumar para facilitar o acesso e a reposição das coisas. Uma maneira de se praticar este Senso é definir um lugar para cada coisa necessária, como também manter cada coisa no seu lugar. Isto pode ser feito observando-se a freqüência de utilização e o tipo de material que se deseja arrumar.
SENSO DE LIMPEZA – SEISO
É saber usar sem sujar. Este Senso é desenvolvido quando o usuário de um local passa a ser responsável em limpá-lo, inspecionando o que provoca a sujeira, buscando uma solução para eliminá-la, atenuá-la ou bloqueá-la, tornando o ambiente cada vez mais limpo.
SENSO DE SAÚDE - HIGIENE SEIKETSU
É procurar fazer o asseio permanente do ambiente, do corpo e da mente. As melhorias promovidas pelos três Sensos anteriores devem ser mantidas e aperfeiçoadas. Esta prática permanente torna-se um hábito e estimula a revisão dos valores éticos e morais, desenvolvendo a autoestima.
SENSO DE AUTODISCIPLINA - SHITSUKE
É cumprir rigorosamente o que for estabelecido. É respeitar ao próximo. O senso de autodisciplina está associado ao mais alto grau de desenvolvimento do ser humano que é: “O autodomínio, o controle sobre si mesmo”, pois representa a educação comportamental e é constituída por grandes valores, como: Amor, cooperação, honestidade, humildade, liberdade, respeito, responsabilidade, simplicidade, tolerância, unidade.
Significa planejar e colocar em funcionamento o programa 5S, estabelecendo normas claras e de interesse do projeto da propriedade. Aprender sempre, ser paciente e perseverante, agir com integridade, compartilhar, ser justo e honesto são qualidades associadas com o conceito de autodisciplina. O senso de autodisciplina significa praticar os sensos de utilização, organização, limpeza e saúde para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Fazer dessas práticas um hábito, transformando o 5S num modo de vida.
Adriana Freitas

Nenhum comentário:
Postar um comentário