No contexto competitivo atual é impossível negar a importância da tecnologia para o desempenho das empresas em seus respectivos mercados de atuação. Novos desafios se apresentam em freqüência e intensidade crescentes, potencializados por uma rede de mudanças ambientais, políticas, econômicas e tecnológicas, que pressionam a empresa a assumir novas posturas e procurar novos meios de se diferenciar de seus concorrentes.
Com mercados e seus participantes mudando constantemente, para que uma empresa consiga estabelecer uma vantagem competitiva sustentável à modernização tecnológica, hoje, é aceita como um dos fatores fundamentais para dinamizar o processo de desenvolvimento. Quanto maior o ritmo de desenvolvimento que se quer imprimir em uma empresa ou em uma sociedade como um todo, mais elas devem estar vinculadas ao uso de tecnologias adequadas às suas matérias primas, aos seus recursos humanos e à sua realidade.
Em menor ou maior grau a tecnologia da informação, com maior ênfase a Internet, se aplica como ferramenta facilitadora em cada um desses processos.
Todo esse trabalho parte do pressuposto que as empresas são, basicamente, conjuntos de componentes dinâmicos que interagem constantemente entre si, e que possuem à sua disposição inúmeras fontes - tangíveis e intangíveis - que podem ser usadas para criar diferenciais competitivos.
O fenômeno da globalização, ao mesmo tempo em que permite que as empresas e indivíduos atuem em mercados inimagináveis, está demandando às empresas, que elas façam uso estratégico da tecnologia à sua disposição para que possam alcançar níveis de competitividade adequados. Todo esse processo implica, necessariamente, na especialização da estrutura produtiva, especialmente no tocante às
atividades de infra-estrutura. As tecnologias podem ser empregadas, por exemplo, para modernizar as técnicas produtivas, reduzir os tempos de produção, reduzir estoques através da integração com fornecedores. Do lado do cliente, a tecnologia pode viabilizar, num mercado massificado, o tratamento diferenciado e personalizado, o atendimento de qualidade, tudo com a intervenção de tecnologias de informação.
atividades de infra-estrutura. As tecnologias podem ser empregadas, por exemplo, para modernizar as técnicas produtivas, reduzir os tempos de produção, reduzir estoques através da integração com fornecedores. Do lado do cliente, a tecnologia pode viabilizar, num mercado massificado, o tratamento diferenciado e personalizado, o atendimento de qualidade, tudo com a intervenção de tecnologias de informação.
A Tecnologia da Informação também está disseminando negócios completamente novos, exercendo um impacto muito forte sobre os relacionamentos no âmbito da negociação entre fornecedores e compradores, ao afetar os elos entre as empresas e seus fornecedores, canais de distribuição e compradores. Tornam-se comuns os sistemas de informação que ultrapassam as fronteiras da empresa. Em alguns casos, alteraram-se as fronteiras do próprio setor.
Adriana Freitas

Nenhum comentário:
Postar um comentário